Pombagiras podem fazer o mal?

É verdade que pombagiras podem fazer o mal? Organizamos aqui todas as informações sobre esse espíritos. Tire suas próprias conclusões!

Ao longo dos anos, circula a ideia de que pombagiras são entidades puramente malignas, por causa do preconceito com a Umbanda e outras religiões de matriz africana. Você pode entender mais sobre esse preconceito nesse post. Mas será que existem outros motivos? Elas realmente podem ser perigosas?

O que são pombagiras?

Pombagira de vestido vermelho, abaixada em uma estrada na floresta.

Apesar do preconceito, as pombagiras são espíritos muito importantes para as religiões de matriz africana.

Chamadas de pombagiras ou pombogiras, elas são espíritos que trabalham através da incorporação nos terreiros de umbanda, oferecendo aconselhamentos, fazendo desobsessões, desmanchando  trabalhos negativos, etc. São a contraparte feminina dos exus (clique para entender mais sobre os Exus), já que trabalham na mesma vibração que eles. Costumam ser representadas nas imagens como moças belas usando vestidos vermelhos. Toda pombagira tem um nome correspondente ao orixá para quem ela trabalha. Por exemplo, a Pombagira Maria Mulambo da Estrada provavelmente trabalha para Ogum, orixá das estradas. Maria Padilha das Almas pode trabalhar para Omulu, orixá da cura e da morte, assim como uma pombagira da Calunga, que é como o cemitério é chamado na Umbanda.

Por que pombagiras dançam, bebem e fumam?

Pombagira de vermelho em uma floresta.

O fumo, bebida e dança são usados nos terreiros por motivos espirituais.

Quando estão incorporadas (veja aqui um post ótimo sobre a incorporação) nos terreiros, é fácil distinguir as pombagiras por conta de seu comportamento. É comum que elas segurem a saia, dancem muito, fumem cigarros ou cigarrilhas e bebam champanhe, licor ou até mesmo uísque ou cachaça.

Cada espírito trabalha de uma forma diferente, mas todas essas ações têm um motivo especial. A fumaça do cigarro, por exemplo, funciona como um defumador e por isso elas a assopram na direção da pessoa que estão atendendo. A bebida contém álcool, um elemento poderoso para a transmutação de energias densas.

Por fim, a dança tem o objetivo de firmar o médium que recebe aquela pombagira e de cativar quem assiste, despertando a simpatia da assistência (nos terreiros, chamamos de assistência as pessoas que vem em busca de conselhos, cura ou trabalhos).

Afinal, é mais fácil escutar os conselhos de quem você admira e confia!

Pombagiras foram prostitutas?

Pombagira de vermelho, sorrindo e fumando uma cigarrilha.

A crença popular acabou associando as Pombagiras a prostitutas.

Existe uma ideia de que as pombagiras foram prostitutas quando eram vivas, mas não é verdade.

A umbanda acredita na reencarnação, por isso sabemos que aquele espírito que hoje trabalha como pombagira já viveu diversas vezes aqui na terra, assim como eu e você. Portanto, muitas delas podem sim ter sido prostitutas, dançarinas ou bruxas , mas também foram rainhas, freiras, artistas, camponesas, médicas, entre outras tantas coisas que fizeram em todas as suas vidas.

Inclusive, você que está lendo pode ter sido isso tudo também. É por isso que não nos faz bem lembrar de vidas passadas! Para entender mais sobre a evolução do espírito através de reencarnações, você pode clicar nesse link.

Pombagiras fazem amarração amorosa?

Pombagira usando roupa preta.

Espíritos obsessores às vezes fingem ser pombagiras.

Pombagira NÃO faz amarração amorosa,  muito menos influencia a mulher a trair seu marido ou se vingar de alguém. O que acontece é que muitos espíritos obsessores fingem ser pombagiras e fazem trabalhos para o mal, enganando todas as pessoas em volta, inclusive o médium que está incorporado.

Também há a possibilidade, claro, de que aquele “médium” esteja se passando por uma entidade e fingindo realizar trabalhos para ganhar dinheiro.

Por isso, é fundamental prestar atenção ao comportamento daquele espírito, ao tipo de trabalho que ele realiza, na firmeza da incorporação, entre outros sinais que podemos perceber.

Por ignorância, muitas pessoas acabam acreditando que pombagiras podem nos fazer mal. Agora que você sabe a verdade, passe esse post adiante!

Para conhecer os melhores pontos cantados de Pombagiras na Umbanda, você pode clicar nesse link.

Muito axé!

por

Talita Emrich é médium da Casa de Caridade Portal de Aruanda, terapeuta nível III do Reiki e graduada em Literatura. Atualmente escreve os artigos sobre a espiritualidade aqui no Pontos de Umbanda.




LEAVE A COMMENT

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.