Qualquer pessoa pode ser Ogan?

Será que qualquer pessoa pode ser Ogan? O Pontos de Umbanda preparou a resposta para todas as suas perguntas. Rola pra baixo, porque vamos te explicar tudo!

O que é Ogan?

Tambores usados pelos ogans.

Instrumentos tradicionais da curimba.

Nos terreiros de candomblé, o ogan é o homem responsável por tocar o atabaque, assim como deve puxar as cantigas sagradas que orientam o trabalho. Nessas tradições, o cargo de ogan é exclusivamente masculino e costuma ser descoberto através do jogo de búzios. Uma casa pode ter vários ogans, que estão acima dos médiuns rodantes na hierarquia. Além de tocar, há também o trabalho do ogan de ervas, que é responsável por preparar os banhos,  e do ogan de corte, que é quem realiza o sacrifício ritual dos animais.

Boa parte dos terreiros de umbanda segue a tradição dos ogans, principalmente nas correntes onde há maior influência do candomblé. É costume em muitas casas que o ogan conduza os trabalhos como uma espécie de braço-direito do pai ou da mãe de santo.

Quem é Ogan pode incorporar?

Afoxés decorados com listras e pontos.

Além do atabaque, outros instrumentos podem ser tocados na gira: afoxé, berimbau, agogô, etc.

Uma pessoa que nasce com o cargo de ogan não é capaz de incorporar, porém isso não impede que outras formas de mediunidade sejam desenvolvidas. Por exemplo, um Ogan pode trabalhar com a psicografia, pode ter a visão dos desencarnados, pode ouvi-los, sentir sua presença, ter uma ótima intuição, etc.

Quem não é Ogan pode tocar atabaque?

Mulheres tocando um atabaque.

Em muitos terreiros, mulheres podem tocar atabaque.

Em determinadas casas de umbanda, não há o costume de considerar o cargo de ogan. Nesse caso, médiuns rodantes e cambones aprendem a tocar o atabaque e assumem essa tarefa para ajudar a conduzir a gira. Isso também acontece quando não há nenhum ogan na casa, ou quando esse ogan ainda está em preparação e não se sente confiante para assumir o toque sozinho ao longo de toda a sessão. 

Quem decide assumir essa responsabilidade é chamado de atabaqueiro e, em muitas casas, mulheres também podem assumir esse papel. Uma casa sem ogans é mais comum que pensamos, porque não é fácil aprender a tocar! É por isso que o L’Ogan, fundador do nosso canal Pontos de Umbanda, atualmente mantém a Escola de Ogans, onde dá aulas presenciais e online para atabaqueiros e ogans de todo o Brasil.

Se você descobriu que tem o destino de ser ogan e quer aprender a tocar, ou mesmo se você tiver interesse em se tornar atabaqueiro, você pode dar uma olhada neste link onde o L’Ogan mostra os principais toques da Umbanda.

por

Talita Emrich é médium da Casa de Caridade Portal de Aruanda, terapeuta nível III do Reiki e graduada em Literatura. Atualmente escreve os artigos sobre a espiritualidade aqui no Pontos de Umbanda.




2 Comments

  • Else

    Uau, quanta informação importante! Adorei ler e saber!

    • L'Ogan

      Obrigado pelo comentário minha irmã. Axé!

LEAVE A COMMENT

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.