Ponto Exú Caveira

Olá irmãos,

Para todos que acreditam em um grande Exú, hoje venho trazer este lindo ponto que fala do tão famoso Exú Caveira.

Antes de ser uma entidade, Tatá Caveira viveu na terra física, assim como todos nós. Acreditamos que nasceu em 670 D.C., e viveu até dezembro de 698, no Egito, ou de acordo com a própria entidade, “Na minha terra sagrada, na beira do Grande Rio”.

Seu nome era Próculo, de origem Romana, dado em homenagem ao chefe da Guarda Romana naquela época.

Próculo vivia em uma aldeia, fazendo parte de uma família bastante humilde. Durante toda sua vida, batalhou para crescer e acumular riquezas, principalmente na forma de cabras, camelos e terras. Naquela época, para ter uma mulher era necessário comprá-la do pai ou responsável, e esta era a motivação que levou Próculo a batalhar tanto pelo crescimento financeiro.

Próculo viveu de fato uma grande paixão por uma moça que fora criada junto com ele desde pequeno, como uma amiga. Porém, sua cautela o fez acumular muita riqueza, pois não queria correr o risco de ver seu desejo de união recusado pelo pai da moça.

O destino pregou uma peça amarga em Próculo, pois seu irmão de sangue, sabendo da intenção que Próculo tinha com relação à moça, foi peça chave de uma traição muito grave. Justamente quando Próculo conseguiu adquirir mais da metade da aldeia onde viviam, estando assim seguro que ninguém poderia oferecer maior quantia pela moça, foi apunhalado pelas costas pelo seu próprio irmão, que comprou-a horas antes. De fato, a moça foi comprada na noite anterior à manhã que Próculo intencionava concretizar seu pedido.

Ao saber do ocorrido, Próculo ficou extremamente magoado com seu irmão, porém o respeitou pelo fato ser sangue do seu sangue. Seu irmão, apesar de mais velho, era muito invejoso e não possuía nem metade da riqueza que Próculo havia acumulado.

A aldeia de Próculo era rica e próspera, e isto trazia muita inveja a aldeias vizinhas. Certo dia, uma aldeia próxima, muito maior em habitantes, porém com menos riquezas, por ser afastada do Rio Nilo, começou a ter sua atenção voltada para a aldeia de Próculo.

Uma guerra teve início. A aldeia de Próculo foi invadida repentinamente, e pegou todos os habitantes de surpresa. Estando em inferioridade numérica, foram todos mortos, restando somente 49 pessoas.

Estes 49 sobreviventes, revoltados, se uniram e partiram para a vingança, invadindo a aldeia inimiga, onde estavam mulheres e crianças. Muitas pessoas inocentes foram mortas neste ato de raiva e ódio. No entanto, devido à inferioridade numérica, logo todos foram cercados e capturados.

Próculo, assim como seus companheiros, foi queimado vivo. No entanto, a dor maior que Próculo sentiu “não foi a do fogo, mas a do coração”, pela traição que sofreu do próprio irmão, que agora queimava ao seu lado.

Esta foi a origem dos 49 exus da linha de Caveira, constituída por todos os homens e mulheres que naquele dia desencarnaram.

Entre os exus da linha de Caveira, existem: Caveira, João Caveira, Caveirinha, Rosa Caveira, Dr. Caveira (7 Caveiras), Quebra-Osso, entre muitos outros. Por motivo de respeito, não será indicado aqui qual exu da linha de Caveira foi o irmão de Caveira enquanto vivo.

Como entidade, o Chefe-de-falange Caveira é muito incompreendido, e tem poucos cavalos. São raros os médiuns que o incorporam, pois tem fama de bravo e rabugento. No entanto, diversos médiuns incorporam exus de sua falange.

Caveira é brincalhão, ao mesmo tempo sério e austero. Quando fala algo, o faz com firmeza e nunca na dúvida. Tem temperamento inconstante, se apresentando ora alegre, ora nervoso, ora calmo, ora apressado, por isso é dado por muitos como louco.

No entanto, Caveira é extremamente leal e amigo, sendo até um pouco ciumento. Fidelidade é uma de suas características mais marcantes, por isso mesmo Caveira não perdoa traição e valoriza muito a amizade verdadeira. Considera a pior das traições a traição de um amigo.

Em muitas literaturas é criticado, e são as poucas as pessoas que têm a oportunidade de conhecer a fundo Caveira Chefe-de-falange. O cavalo demora a adquirir confiança e intimidade com este exu, pois é posto a prova o tempo todo.

No entanto, uma vez amigo de Caveira, tem-se um amigo para o resto da vida. Nesta e em outras evoluções.

fonte: http://www.terreirodeyansa.hpg.ig.com.br/exus/exucaveira.htm

+ AUDIO

+ LETRA


[refrão]

Eh Caveira, afirma ponto na folha da bananeira

Exú Caveira…

Eh Caveira, afirma ponto na folha da bananeira

[/refrão]

Quando o galo canta é madrugada

Foi exú da encruzilhada batizado com dendê

Rezo uma oração de trás pra frente

Quem com fogo a chama ardente aquece exú alaroyê.

Eu ouço a gargalhada do diabo

É o Caveira o enviado do príncipe Lúcifer

É ele que comanda o cemitério

Catacumba tem mistério seu feitiço tem axé

[refrão]

Eh Caveira, afirma ponto na folha da bananeira

Exú Caveira…

Eh Caveira, afirma ponto na folha da bananeira

[/refrão]

Na calunga quando ele aparece

Credo em cruz eu rezo prece pra exú dono da rua

Sinto a força deste momento

E firmo meu pensamento nos 4 cantos da rua

E peço à ele que me proteja

Onde quer que eu esteja

Ao longo desta caminhada

Confio em sua ajuda verdadeita ele é o exú caveira senhor das encruzilhadas… eh Caveira !

[refrão]

Eh Caveira, afirma ponto na folha da bananeira

Exú Caveira…

Eh Caveira, afirma ponto na folha da bananeira

[/refrão]

Muito axé…

por

Confirmado por Xangô Ayrá, L'Ogan é o idealizador do site Pontos de Umbanda. Já comandou os atabaques em terreiros de Umbanda e Angola. Atualmente é pai ogan na Casa de Caridade Portal de Aruanda, já cantou em diversos festivais de cantigas afro-brasileiras e dedica-se com amor ao compartilhamento de pontos de umbanda na internet.




17 Comments

  • romildo dos santos vilela

    adoro exu sou pai de santo mas continuo gostando dos exus ajuda me por fafor adorei o ponto dele axé.

    • L'Ogan

      Olá Romildo, continue acompanhando nossas publicações. Não deixe de comentar, é muito importar para nós ouvir o que nossos visitantes estão achando. Um grande abraço e muito axé !

  • romildo dos santos vilela

    adorei o ponto do exu caveira

  • Aline dias

    Meu marido trabalha com tata caveira,apesar de ter a fama de rabujento, é um exu que quando se ganha confiança te guarda e perotege sempre, alupandê amo esse exú

  • Noelma

    Estou aprendendo mais sobre o Sr. Caveira, pomba giras, sobre minha mãe Iansã…tenho muito respeito por seu Exu Caveira, o admiro muito posso dizer q ele é um amigo, cada vez q aprendo mais sobre nosso povo, mais me encanto. Ainda sou “barriga verde”, mas já acabei c/ o preconceito e estou rompendo a couraça da ignorância. Só tenho a agradecer de coração a proteção deles a mim, minha família e porque não dizer ao MUNDO!
    Adorei o conteúdo do site! Obrigada…Salve todos os orixás!

  • igor

    Sou filho de xangô e iansã sou médium não desenvolvido , mais recebo esta maravilhosa entidade que é meu grande amigo e devo ate mesmo dizer irmão caveira pode parecer pouco mais sou muito ligado a esse exu que me ajuda tanto

  • lucas mota

    eu tenho seu tata caveira ainda n recebi ele n mas ele ja me mandou fazer um fio de conta dele 😀

  • gabriel blumer

    adoro esse Exu alias ele e meu padrinho sempre me regendo mas me da cada tombo que é zica mas mesmo assim eu sou fã dele a bença laroye

  • EDNA DE LIMA SILVA

    TENHO ESSA ENTIDADE.FICO MARAVILHADA EN ENCORPORA , ELI ADOREI OS COMENTARIO. SALVE TODOS OS ORIXA

  • toni

    estou começando agora a receber joão caveira mas acho mq to no processo de confiança ainda

    • L'Ogan

      Olá Toni,
      Nossa confiança em nossas entidades é fundamental para um elo de comunicação eficaz com a esperitualidade.

      Axé!

  • Gabriel Vidal

    Eu trabalho com o exu cavera sou novo ainda mais quero muito aprender sobre o Sr cavera , adorei a historia e o ponto …

  • Ronaldo

    Eu estou começando , mas vou em frente. Salve Exu caveira

  • maryanna

    meu exu tbm é o caveira.n incorporo n nao sou médion,mas estou precisando da ajuda dele devo chama-lo???estou mt curiosa pra falar com ele e fazer-lhe um pedido…por favor me esclareçam….

  • aparecido doirado

    sou cambone, o exú caveira, é como relata A historia, tenho ele como um amigo muito forte ele me deu a guia dele, e tenho maior respeito por ele, e quando faço cagada ele fala na lata e bem forte, muitos conselhos, me _salvou a Vida_ Literalmente

  • Alisson majeski

    Achei muito boa a historia e o ponto gostei mesmo . Pois eu procurava pois eu trabalho com o caveira

    • L'Ogan

      Obrigado pelo comentário Alisson. Muito axé pra ti. L’Ogan

LEAVE A COMMENT

Digite o valor * Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.