Pontos de Umbanda

02 de Fevereiro – Dia de Iemanjá

Hoje dia 02 de fevereiro(quinta-feira) estamos comemorando o dia de Iemanjá. E nada melhor do que fazer nossas orações para esta grande energia das águas do mar. Na Mitologia Yoruba, a dona do mar é Olokun que é mãe de Yemanjá, ambas de origem Egbá. Yemojá, que é saudada como Odò (rio) ìyá (mãe) pelo povo Egbá, por sua ligação com Olokun, Orixá do mar (masculino (no Benim) ou feminino (em Ifé)), muitas vezes é referida como sendo a rainha do mar em outros países. Cultuada no rio Ògùn em Abeokuta.

A história das religiões de nação em relação a Iemanjá é: Iemanjá, é o orixá dos Egbá, uma nação iorubá estabelecida outrora na região entre Ifé e Ibadan, onde existe ainda o rio Yemanja. Com as guerras entre nações iorubás levaram os Egbá a emigrar na direção oeste, para Abeokuta, no início do século XIX. Não lhes foi possível levar o rio, mas, transportaram consigo os objetos sagrados, suportes do axé da divindade, e o rio Ògùn, que atravessa a região, tornou-se, a partir de então, a nova morada de Iemanjá. Este rio Ògùn não deve, entretanto, ser confundido com Ògún, o orixá do ferro e dos ferreiros.

 

No Brasil

No Brasil Iemanjá é cultuada com duas grandes festas , uma na Bahia e outra no Rio de Janeiro. No Rio diversas pessoas fazem cortejos até as praias para levarem oferendas à rainha do mar. Como forma de agradecimento e renovarem a fé com essa energia maravilhosa.

Na umbanda Iemanjá é considerada a rainha do mar, além de ser a deusa padroeira dos náufragos, mãe de todas as cabeças humanas.

Qualidades

Yemowô – que na África é mulher de Oxalá,
Iyamassê – é a mãe de Sàngó,
Yewa – rio africano paralelo ao rio Ògún e que frequentemente é confundido em algumas lendas com Yemanjá,
Olossa – lagoa africana na qual desaguam os rios Yewa e Ògún,
Iemanjá Ogunté – que casa com Ògún Alagbedé,
Iemanjá Asèssu – muito voluntariosa e respeitável,
Iemanjá Saba ou Assabá – está sempre fiando algodão é a mais velha.

Não deixe de conferir nossos pontos de Iemanjá.

Axé !