27 de Setembro: Dia de Cosme e Damião

No dia 27 de Setembro comemoramos o dia de São Cosme e São Damião. Esta data popularmente conhecida como o dia dos doces e muitas brincadeiras serve para muitos como uma forma de relembrar a alegria e de como é bom ser criança. Apresentaremos um pouco da história desses irmãos gêmeos e uma pequena oração para ser feita em devoção a eles.

27 de Setembro – Dia de Cosme e Damião

 

História de Cosme e Damião

Cosme e Damião viveram no ano 300 depois de Cristo, foram responsáveis por diversos milagres na época. Atualmente são muito louvados na Igreja Católica, principalmente nos pedidos de ajuda e proteção às crianças.
Quando eram vivos , Cosme e Damião foram médicos e trabalhavam em prol dos pobres e mais necessitados. Naquela época os dois irmãos chegaram a montar um hospital para atender os doentes e mais necessitados de ajuda médica. Eles mesmos preparavam os remédios a base de ervas amargas. Para distrair as crianças do gosto ruim do remédio, os dois as distraiam com doces.

Não se tem provas concretas da morte de Cosme e Damião, mas o que tudo indica é que os dois foram perseguidos, presos e torturados até a morte. O povo naquela época ficou desolado com a morte dos dois.

Origem da data

Os doces eram utilizados por Cosme e Damião para distrair as crianças do gosto ruim dos remédios que eles faziam a base de ervas amargas.

Os dois irmãos foram enterrados no dia 27 de Setembro, por isso a escolha deste dia para louvá-los e homenageá-los. Não é apenas a Igreja Católica que celebra o dia de Cosme e Damião, outras religiões também reconhecem a importância dos gêmeos, como a nossa Umbanda e o Candomblé. No Brasil, a data costuma ser comemorada com festa, principalmente quando se trata da cultura baiana. A ocasião se revela propícia para a distribuição de doces entre as crianças.

 

Oração de São Cosme e São Damião

São Cosme e Damião, que por amor a Deus e ao próximo vos dedicastes a cura do corpo e da alma de vossos semelhantes, abençoai os médicos e farmacêuticos, medicai o meu corpo na doença e fortalecei a minha alma contra a superstição e todas as práticas do mal.

Que vossa inocência e simplicidade acompanhem e protejam todas as nossas crianças. Que a alegria da consciência tranquila.

Que sempre vos acompanhou, repouse também em meu coração.

Que a vossa proteção, Cosme e Damião, conserve meu coração simples e sincero, para que sirvam também para mim as palavras de Jesus: “Deixai vir a mim os pequeninos, porque deles é o Reino do Céu”.

São Cosme e Damião, rogai por nós.

 

Simpatia de São Cosme e São Damião

Simpatias de São Cosme e São Damião

Para acalmar criança agitada: pegue uma roupa da criança e lave normalmente. Na última etapa da lavagem, deixe a peça de molho em um litro de água, misturado com uma colher de açúcar cristal. Feito isso, acenda duas velas brancas e peça para que os santos acalmem a criança.

Para curar uma doença: prepare um bolo em homenagem a Cosme e Damião, com toda a fé e carinho. Quando a iguaria estiver pronta, deixe-a em um jardim ou praça, acompanhada de duas garrafinhas de refrigerante. Em seguida, faça uma oração para os santos.

Pontos de Ibeijada

Para assistir diversos pontos de Ibeijada, entre em nosso canal exclusivo de cantigas de erês.

http://www.pontosdeumbanda.com.br/ibeijada

 

Que o dia de hoje seja de muita alegria e que a magia dos nossos erês de Umbanda possa nos tocar e modificar qualquer sentimento ruim. Um salve a todas as crianças deste Brasil e mundo !
L’Ogan.

por

Confirmado por Xangô Ayrá, L'Ogan é o idealizador do site Pontos de Umbanda. Já comandou os atabaques em terreiros de Umbanda e Angola. Atualmente é pai ogan na Casa de Caridade Portal de Aruanda, já cantou em diversos festivais de cantigas afro-brasileiras e dedica-se com amor ao compartilhamento de pontos de umbanda na internet.




LEAVE A COMMENT

Digite o valor * Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.