Pontos de Umbanda em SP – Casa de Caridade Mãe Nanã e Pai Oxalá

Em 2016 tive o prazer de conhecer uma irmã de SP, que é mãe pequena da Casa de Caridade Mãe Nanã e Pai Oxalá. Com muito carinho e respeito ao Pontos de Umbanda, ela me mandou uma mensagem através do whatsapp (21-99153-3078) do PdU. Conversamos por um tempo e ela demonstrou muita vontade de conhecer a CCPA – Casa de Caridade Portal de Aruanda, terreiro onde sou ogan. Porém na semana que tivemos nosso primeiro contato, a CCPA estava de mudança.

Ano passado passamos por momentos bem complicados no local onde tínhamos nossa casa, em Campo Grande, no Rio de Janeiro. A comunidade passou por uma guerra muito intensa entre milicianos e traficantes da região. Chegou ao ponto de estarmos trabalhando em uma gira de exú e acontecer um tiroteio bem intenso (infelizmente, nossa última gira). Depois de pensar bastante, analisar e pesar a segurança de todos os médiuns e também da própria assistência (visitantes e moradores da região), por ordens espirituais decidimos deixar o local. E seguir nossa caminhada espiritual em um novo axé. O endereço até o momento não pode ser divulgado, por ordens espirituais. Mas espero em breve poder divulgar para todos vocês nosso novo endereço :).

Ela acompanhou toda nossa mudança e junto com sua casa entrou em uma corrente de oração para que tudo desse certo nesta transição. Passaram alguns meses e no início deste ano, após algumas conversas, decidimos fazer uma visita no dia 06/05 à Casa de Caridade Mãe Nanã e Pai Oxalá, localizada em Ribeirão Pires – São Paulo.

A Viagem

Acordamos bem cedo no sábado(06/05) e pegamos a estrada ainda amanhecendo. O ponto de encontro foi um posto de gasolina, no início da serra, após o primeiro pedágio na Rodovia Presidente Dutra sentido São Paulo. Foi apenas um ponto de encontro para seguirmos viagem. Para variar um pouco eu fui o último a chegar rsrs (O ATRASADO).

Fizemos uma parada minha vó ir ao banheiro e pegamos a estrada. Agora, todos juntos. No total éramos 3 carros, com 4 pessoas cada carro.

Durante a viagem, paramos 3 vezes para esticar as pernas e ir ao banheiro. Em uma das paradas fizemos um lanche reforçado (quase um café da manhã) para seguir viagem até Ribeirão Pires. Para quem não passou pela experiência, do Rio de Janeiro até São Paulo de carro, numa velocidade média de 100 km/h a viagem leva em torno de 5h30. Mas graças ao nosso Pai Oxalá correu tudo bem e chegamos em Ribeirão Pires por volta de 15h. A gira estava marcada para começar às 17h, deu até para descansar um pouco no hotel, afinal ainda tínhamos uma beeeem animada pela frente.

 

L’Ogan e CCPA – Primeira parada para um café da manhã reforçado

 

 

O dia estava lindo 💙

A Gira

Ficamos hospedados em um hotel bem próximo ao terreiro, o que facilitou bastante a ida e volta da gira. A gira estava marcada para iniciar às 17h, para não correr nenhum risco, chegamos ao local às 16h30. Fomos recebidos pelas duas dirigentes e todos os médiuns da casa com muita alegria e uma linda cantiga. Ficamos muito felizes com a receptividade.

Após cumprimentar todos os irmãos, descarregamos os carros que estavam com os utensílios que seriam utilizados para a gira. E foi bastante coisa… Descarregamos tudo e aproveitamos os últimos preparativos para conversar um pouco com as dirigentes e conhecer um pouco mais da história da casa e do local.

Após finalizarem as últimas pendências para iniciar os trabalhos, todos os médiuns da CCPA foram trocar de roupa para o início dos trabalhos.

Fizemos um lindo GIRÃO 👏 🙌  . Louvamos de Orixá a Exú.

 

L’Ogan, CCPA e Casa de Caridade Mãe Nanã e PAi Oxalá

 

Agradeço à todos pelo carinho e atenção comigo e com todos os irmãos da CCPA.

Nos encontramos no YouTube 🖥  🎼   📹
#pontosdeumbanda

“Levando ao mundo inteiro a bandeira de Oxalá 🏳  ”

por

Confirmado por Xangô Ayrá, L'Ogan é o idealizador do site Pontos de Umbanda. Já comandou os atabaques em terreiros de Umbanda e Angola. Atualmente é pai ogan na Casa de Caridade Portal de Aruanda, já cantou em diversos festivais de cantigas afro-brasileiras e dedica-se com amor ao compartilhamento de pontos de umbanda na internet.




LEAVE A COMMENT

Digite o valor * Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.